Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.
O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista. Entre as diversas atividades de um médico nefrologista, pode-se destacar:
Recomenda-se que pacientes com mais de 40 anos façam anualmente uma consulta médica com um médico nefrologista e façam os exames de dosagem da creatinina no sangue e o exame de urina.
Para pacientes com diabetes, pressão alta, história familiar de problemas renais, pedra nos rins, história de nefrites ou infecção urinária recomenda-se consulta e seguimento do tratamento com um médico nefrologista.
É fundamental que se conheça os fatores de riscos da Doença Renal. Evitar ou tratar esses fatores é a única forma de prevenção.
Os principais fatores de risco são a hipertensão arterial, o diabetes e doenças familiares, mas obesidade, tabagismo, uso de medicações tóxicas aos rins e outros fatores também podem comprometer a função renal.
Cuidar da saúde global ajuda a proteger a saúde do rim. As práticas recomendadas incluem:
Pacientes idosos, portadores de doença cardiovascular e pacientes com história de doença renal em familiares têm grande potencial para desenvolver lesão renal e devem ser investigados com triagem de exames de urina e dosagem de creatinina no sangue.
Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia (sbn.org.br)